Como muita gente tem curiosidade sobre como foi meu processo de transição capilar e meu bc (big chop) resolvi então fazer um videozinho simples mesmo, mostrando o meu processo de transição para assumir os cachos, e minhas mudanças de estilo do cabelo.
Meu primeiro alisamento foi com 13 anos, posso dizer que a minha necessidade de ter o cabelo liso, veio da falta de representatividade no meio em que vivia, ambiente esse que estava sendo tentando me embranquecer. Naquela época era muito difícil ver alguém com cabelo cacheado e orgulhoso disso, piadas com meu cabelo quando eu era criança e adolescente eram muito comum, eu me achava feia mesmo, e achava que pra eu ser bonita e ser aceita no meio que eu estava, eu tinha que ter o cabelo liso, cheguei a dar 3 alisamentos, o último que eu dei tinha 16 anos, até que decidi deixar ele crescer e cachear, enquanto isso ficava usando ele pranchado, conforme a raiz ia crescendo eu ia cortando aos poucos as partes lisas, todo mundo ficava perguntando porque eu não deixava o cabelo crescer ou porque eu vivia cortando, e falavam: " tu só vai sossegar quando tiver careca " mas ninguém entendia o processo que eu estava passando, me chamavam de Dayane dos santos quando eu ia pra escola de coque o tempo todo, porque não sabia o que fazer com o cabelo metade cacheado e metade liso. Odiava aquele coque, mas era o jeito né.
Até que no dia 2/7/14 com 18 anos eu fiz o primeiro bc, fui no salão e mandei cortar as pontas lisas, conforme ele foi crescendo foi necessário fazer outro corte porque ainda haviam muitas pontas, então no dia 07/11/14 eu decidi cortar tudo que tinha de liso, e foi aí que virei Joãozinho haha. Ainda lembro a cara da minha mãe quando cheguei em casa, e a cara das minhas amigas da faculdade, as críticas que ouvi, mas no fundo eu sabia que era só uma etapa para que meus cachos ficassem lindos. Se foi difícil? Claro. Pensavam que eu cortava o cabelo porque gostava de ter cabelo curtinho? acho que quase toda menina quer ter o cabelão, principalmente quando ver suas amigas com cabelos enormes e lindos... Mas eu era paciente e aguentei ficar com o cabelo cotó que não dava nem pra amarrar.
Não sabia cuidar dele direito nem as técnicas pra cabelo cacheado, sem contar que sempre tive preguiça e de tá hidratando e essas coisas... De início eu entupia ele de creme pra ficar baixo e lambido porque ainda tinha vergonha de usar ele blackzão. Cheguei a dar mechas duas vezes pra ver se ficava mais bonito kkkk o tempo foi passando, eu pranchava algumas vezes pra ver o tamanho que ele estava, só que como meu cabelo tava muito fragilizado toda vez que pranchava o cabelo ele ficava com as pontas meio esticada mesmo depois de lavar. Nesse tempo eu já tinha danado tinta castanho pra cobrir as mechas. Cortei de novo em agosto de 2016 pra tirar umas pontas esticadas que tavam feias, lá pra novembro coloquei minhas primeiras box braids pretas, realizei um sonho que tinha a muito tempo depois de assistir vários vídeos no YouTube da minha linda Amanda Mendes sobre os cuidados que devíamos ter com as tranças. Depois coloquei tranças marrom, ai quando tirei usei ele cacheado por uns meses, em fevereiro de 2017 fiz tranças nagô, e depois coloquei box braids preta com platinada, um mês depois tirei novamente usei cacheado umas semanas e coloquei as box braids novamente, só que na cor massala, agora estou usando ele cacheado, mas já estou pensando em qual vai ser o próximo estilo que vou usar, porque todo mundo sabe que adoro mudar o cabelo, pra mim é um acessório hahahaha.
Espero que as meninas que sofrem com os alisamentos da vida, que assim como eu sabem o que é ficar pranchando a raiz cacheada do cabelo toda vez que for sair de casa, fugir de banho de praia e de piscina, se chover pronto já era kkkkk. Sintam-se encorajadas e inspiradas a assumir seu cabelo natural. Fico muito feliz quando convenço alguém a assumir os cachos, principalmente quando me dizem que eu fui sua inspiração.
O caminho é longo e muito difícil, só quem passa sabe como é horrível e como a tentação de abandonar o processo no meio e ir no salão dar um alisamento é grande, mas garanto que a alegria de se aceitar como você é, no fim se torna gratificante, não me arrependo nenhum minuto, pelo contrário!!!
E cada dia ele está ficando mais lindo porque depois de Luciene Martis me dar vários vrá mandando eu cuidar do meu cabelo, estou fazendo cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução... Tou mais cuidadosa com meus babys. Hahaha
Agora estou com 21 anos, aaaamo meus cachos, e posso usar como quiser, apesar de pessoas criticaram quando prancho, dizendo que preferem ele cacheado... Ué, é só eu molhar que volta cara rsrs. E quem me conhece sabe que eu não escuto opinião de ninguém sobre meu cabelo, eu faço oque me der vontade mesmo independente do que vão pensar.
Essa mudança não mudou apenas o físico, mas fez com que eu me assumisse e conhecesse minha verdadeira indentidade. Fico feliz porque atualmente existem páginas, blogs, YouTuber que apóiam, dão dicas, influênciam as pessoas a serem elas mesmo, vemos cada vez mais pessoas negras e cacheadas se destacando nas mídias e redes sociais, onde podemos nos sentir representados!!!
Ah, e pra quem fala quem cabelo cacheado é modinha 😡 ... Fiquem com esse texto da Bruna Lorena 😚
"Você passa mais de um ano, sofrendo com seu cabelo, cuidando, hidratando, tento que lidar com duas texturas de cabelo, se sentindo péssima, e com a auto estima la em baixo, pra vir uma pessoa falar que cabelo cacheado está na moda. Como não surtar ?!
Lembra quando você era criança? Na escolinha, suas coleguinhas não queriam sentar perto da menina de cabelo ruim. E quando você era mocinha, com seus 11, 12 anos, até quem dizia ser suas amigas faziam piada com seu cabelo. Ai você descobriu a chapinha, a progressiva, alisamentos e relaxamentos, e mesmo sua mãe dizendo pra você não alisar o cabelo, você chorou, esperneou e implorou, e ai, sua mãe com o coração apertado, comprou uma chapinha pra você.
Você se agarrou com todas as suas forças, naquele momento, a chapinha era como um bote salva vidas, que veio pra te salvar, dos comentários maldosos, olhares de deboche e piadinhas sem graça.
Agora você cresceu, não é mais uma menininha, você já tem consciência das coisas, descobriu de fato o que é preconceito e padrão de beleza. E se naquela época você soubesse o que significava essas coisas, você jamais teria implorado por uma chapinha pra sua mãe.
Hoje quem é você? Eu te digo, você é uma mulher forte e decidida, que tem nojo desse padrão de beleza absurdo que as pessoas inventaram; e você lutou, ou esta lutando para recuperar seu cabelo, só porque ele significa muito mais do que cabelo. Ele significa quem você é, teu cabelo é como um tapa na cara da sociedade preconceituosa.
E ai vem as pessoas, falarem pra você, que cabelo cacheado ta na moda. Cala a boca!!! Meu cabelo não é moda, e se tem muita gente usando cabelo cacheado é só porque elas passaram pelas mesmas coisas que eu, e hoje estão decididas a serem quem elas são de verdade, sem máscaras ou artifícios para esconder suas raízes.
As meninas passam mais de um ano para recuperar os cachos, não para estar na moda, é pra gritar pra sociedade que padrão de beleza não existe. O que existe são pessoas únicas, com personalidades únicas, e cachos únicos, divas na sua beleza particular, extraordinária e ÚNICA ! "
#aceitação #representatividade #amomeuscachos #emponderamento #DeVoltaAosCachos #MinhaTransicao #SolteSuasRaizes
contato da menina que faz minhas tranças : Juh Santana
blog de nde retirei esse ultimo texto: Bruna Lorena
Youtuber que citei: Tô de crespa - Amanda Mendes